Sendo o ATLETISMO um desporto natural composto de corridas, saltos e arremessos, atividades estas que toda criança pratica no seu dia-a-dia, quando orientado por professores especializados, é um veículo de formação moral, intelectual e atlética, fechando o elo básico do processo formativo do ser humano para convivência numa sociedade.

Formação atlética: Além de oferecer ao seu praticante um excelente condicionamento físico, desenvolve o domínio psicomotor, através do aprendizado da mecânica do movimento de uma saída de bloco, de um salto ou de um arremesso e lançamento, que poderá ser-lhe útil em diversas profissões, onde o domínio psicomotor é primordial como num cirurgião, num pintor, num marceneiro, num motorista, este, onde noções de tempo, espaço e coordenação são vitais.

Formação moral: Ao transmitir, por meio da prática, um equilíbrio total de suas atitudes, como por exemplo, um atleta num bloco de partida, sabe se partir antes do tiro, será desclassificado, se partir atrasado perde a competição, ou seja, ele tem que agir ao estímulo no momento Certo. Esse equilíbrio emocional é primordial no seu dia-a-dia, onde certas atitudes têm que ser coerentes e no momento adequado.
Por meio dos treinos, ele alcança a auto superação, pois se ele corre ou salta num determinado tempo ou distância, e na competição seu resultado foi melhor, mesmo que este resultado não lhe traga a suprema glória da vitória atlética, mas lhe deu a suprema glória de auto superação, que é a base do viver, pois sem a mesma, os outros objetivos tornam-se impossíveis de serem alcançados.
A assiduidade nos treinamentos, o aprendizado das Regras de Competição e o respeito às mesmas, também formam o conjunto de estratégias dos seus direitos e deveres.

Formação intelectual: Baseado na frase latina “MENS SANA IN CORPORE SANO”, que perdura através de séculos pela sua veracidade, o aluno ao praticar o ATLETISMO, além da oxigenação constante do cérebro com a circulação sanguínea, está trabalhando a sua parte psicossomática ao aprender e desenvolver a sua técnica de salto, arremesso ou corrida.
O atletismo como Desporto-base, tem suas peculiaridades, ou seja, reúne nele as características básicas de todos os desportos terrestres, pois o atleta corre, salta ,arremessa e lança trabalhos inerentes a todos os desportos e movimentos naturais do ser humano.
Como educadores especialistas, sugerimos o referido Projeto acreditando que, se forem criadas condições concretas, poderemos formar uma geração, com autoconfiança e sabedores de seus direitos e deveres de uma sociedade.

Deixe um comentário